Rastreador Veicular: o que é e como funciona?

rastreador veicular

O número de roubos e furtos de automóveis vem crescendo a cada dia no Brasil. Nestes casos muitas vezes pagar apenas pelo serviço de seguro automotivo pode ser uma opção mais cara e pouco atrativa, mesmo que de extrema necessidade.

Neste sentido, uma opção que pode ser usada conjuntamente ao seguro – ou até mesmo sozinha – é a adesão ao serviço de rastreamento veicular ( http://e-cota.com/rastreador-veicular/)

Este recurso permite que o veículo seja monitorado em tempo real e oferece a possibilidade de gerenciar e acompanhar a localização do automóvel. Se você ainda não sabe como um rastreador veicular funciona, este texto será bastante útil e esclarecedor.

Basicamente, o rastreador veicular é composto por um sistema de GPS e de telefonia, que permite a leitura da localização do veículo e a comunicação com uma central de monitoração de veículos. Este rastreamento pode funcionar por meio de um sistema que use a tecnologia de satélite ou radiofreqüência. Atualmente, boa parte das empresas preferem trabalha com o sistema via satélite, pois o risco de interferências é menor e, portanto, se oferece mais segurança e veracidade  nas informações, devido a rara interrupção nos sinais emitidos.

Desta maneira, em média, a cada 30 segundos as informações sobre o veículo são atualizadas, sendo possível perceber se o carro está parado ou em movimento, ligado ou desligado, sua velocidade, direção do movimento e as coordenadas geográficas. Todas estas informações são dadas com o máximo de precisão.

Alguns pacotes de serviços de determinadas empresas oferecem o recurso de botão secreto de alerta, no qual o condutor pode avisar à central se estiver em alguma situação de emergência, como roubo ou seqüestro. Assim que é avisada, rapidamente a empresa de rastreamento irá localizar o veículo, podendo até mesmo bloquear o seu funcionamento.

Todas estas ações são realizadas de modo bastante ágil e rápido, pois todas as informações são transmitidas em tempo real, possibilitando à empresa que tome as medidas mais inteligentes para garantir a segurança do cliente. Sendo assim, o rastreamento veicular, não apenas funciona para proteger o veículo contra roubos e furtos, também protege a vida dos próprios clientes e condutores.

Cabe ressaltar que para o sistema de rastreamento estar em perfeito funcionamento, o cliente precisa estar com o equipamento instalado em seu carro e deve investir em um valor cobrado mensalmente pelo serviço de uma empresa de rastreamento.

Por outro lado, também é possível instalar um sistema de rastreamento sem mensalidade. Ao escolher esta opção, o proprietário do veículo deve estar ciente que o rastreio fica por sua própria conta. Em razão de possíveis falhas, esta opção não é propriamente a mais segura, mesmo que seja a mais barata.

Para ter seu veículo protegido por meio do sistema de rastreador veicular, é interessante procurar uma empresa reconhecida e que possa oferecer a assistência que supra as expectativas da segurança de seu carro.

Comments are closed.