Temas para Monografia: Como achar o tema ideal?

Os temas para monografia são algo peculiarmente difíceis de achar, especialmente o tema ideal. Você já ficou horas e horas pensando, pesquisando na internet e ainda assim sua ideia não veio. O que fazer então? Como pesquisar o bendito tema que tanto tira seu sono? E por último a pergunta mais importante que a do título do artigo: Como destacar o tema da minha monografia? 

Temas para Monografia: Como achar o tema ideal?

Não vamos aqui ensinar uma receita mágica, um truque de mestre, tão pouco um passo de como achar o melhor tema para seu TCC. Mas vamos colocar sugestões que podem te dar ideias, aliás grandes ideias para você achar a temática da monografia ideal.

Vamos então agora começar explicar como achar temas de TCC ideais para cada tipo de pessoa com assuntos específicos que deixará você leitor feliz!  Vamos as dicas?

1- Afinidade com tema

Esse primeiro item é interessante, e com certeza fez você pensar o seguinte: Como assim afinidade? A resposta é simples. Faça a pergunta de outra forma: O que eu gosto de comer? O que eu gosto de fazer? Qual meu entretenimento favorito? Qual meu tipo de carro favorito? Quais marcas eu mais gosto e consumo? Quais games eu mais gosto?

Se leu e respondeu cada pergunta depois de pensar uns segundos, viu que cada pergunta lhe deu respostas já de cara do que poderia ser um tema da sua monografia! 

Pode-se dizer que escrever uma monografia ou TCC é nada mais que fazer o que você ama fazer e colocar em conjunto de papeis com formatações conhecido como regras ABNT.

Viu como fácil essa primeira parte? Escrever o que gosta é sua maior fonte de temas para qualquer tipo de trabalho. Vamos ao passo dois.

2- Seja Específico

Verdade seja dita, ninguém gosta de enrolação, concorda? Da mesma forma é o seu trabalho acadêmico. Ele mesmo é o que deve ser mais específico possível para que tudo seja mais fácil possível. Então lembre-se: ser específico é exatamente facilitar na hora de escrever seu trabalho. Terceiro ponto.

3- Tempo é importante

Considerar um tempo para pesquisar, escrever, corrigir, editar, procurar fontes, resumir, fazer tabelas e principalmente para desenvolver seu trabalho para ter uma conclusão linda é o terceiro passo. Nunca faça seu trabalho como se estive com a pressa do mundo. Seja paciente, estude, analise, conheça os fatos, faça perguntas. Ao fazer qualquer coisa na vida perguntar-se é o melhor sistema de defesa para evitar erros. Assim procure tempo, mesmo que não tenha! 

4- Relacionar o que gosta com sua área e seu tema

É esse é o passo que exige mais atenção. Por que? Porque exatamente é o momento que você deverá somar o que gosta de fazer mais a a sua área de atuação, no caso o curso que está a fazer na faculdade, ou formando-se.

Ao fazer o relacionamento do tema com sua área seja específico, porém, construtivo e criativo. A criatividade vem de formas que nos surpreende pelo simples fato de trabalhar no que gostamos. Você já deve ter passado por situações que trabalhou ou estudou feliz da vida, não é verdade?

5- Pesquisar

Faça uma pesquisa sobre diversos assuntos, veja como isso afeta seu tema, suas ideias. Uma boa pesquisa de campo é perfeita para entendermos a realidade do queremos colocar em papel e apresentar para outras pessoas. Lembre-se a bancada que irá olhar seu TCC não seres humanos, eles gostam de ler assuntos agradáveis e profissionais.

6- Levantamento de temas

Há muito bem olha ai o ponto do artigo. Depois que você já separou tudo que gosta de fazer, já especificou sobre o que quer escrever, já fez um estudo de campo, hora de levantar os temas! Como fazer isso? 

Fácil: comece a colocar no papel tudo que você gosta somado com os outros itens acima. Após isso imagine seu tema, imagine de forma que deixe você feliz ao ponto de pensar que “eu sou o cara”.

Um jornalista americano disse uma vez que a paixão dele era correr 4 km e depois pular dentro de um rio para nadar. Ele gostava tanto disso que queria escrever o sentimento dele para expressar essa felicidade. 

Foi então que ele ao ser formar e fazer sua Monografia começou a pensar: “Como eu posso juntar no papel que eu amo correr 4 km e logo depois pular no rio para nadar?” Pensou e achou o seguinte tema: “Como pular no rio melhora nossa musculatura e espírito depois de correr?”

7- Escolha um tema relevante

Sem firulas ou enrolação, escolha o tema que lhe agrade, que seja relevante e útil. Não encha linguiça, seja objetivo.

8- Bibliografia

A bibliografia é importante, pense nela com carinho, separe tudo que for possível, as fontes, os dados, as datas, as cidades, onde, como, por quê, quando, quem, são importantíssimos.

Então Temas para Monografia: Como achar o tema ideal? Temos certeza que essa pergunta foi respondida. Claro que muitas outras surgirão, mas desde que você esteja aberto em aprender e buscar respostas, com certeza quaisquer dúvidas e perguntas no meio do caminho serão respondidas. Sucesso!